segunda-feira, 23 de maio de 2011

Administração de RH

O conhecimento teórico é de suma importância para fundamentar os diversos aspectos da Administração de Recursos Humanos, porém essa teoria precisa ser explicitada em termos práticos, para que possa ser facilmente aplicada pelas empresas, no sua rotina.





A fim de poder tornar mais compreensível o modelo de planejamento de recursos humanos, apresentamos algumas etapas seqüenciais sobre a operacionalização.



1º PASSO: ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO DE RH




Fazer uma análise ambiental sobre os problemas que possivelmente ocorrerão durante o ciclo de planejamento, no meio ambiente externo da empresa (Anexo I).




Essa análise pode ser feita de diferentes maneiras. Os grupos informais de profissionais de RH periodicamente fazem exercícios dessa natureza, e esses dados podem ser utilizados como subsídios para a empresa se situar em seu contexto de mercado de trabalho e as pressões ambientais que certamente deverá sofrer.






2º PASSO: ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO DE RH




Fazer uma cuidadosa análise do ambiente organizacional interno que terá influência no atingimento dos objetivos empresariais durante o ciclo de planejamento (Anexo II).




Essa análise costuma ser feita através de diagnósticos de problemas internos, seja através de pesquisas de clima organizacional, seja através de reuniões com os funcionários nos diversos níveis hierárquicos, ou ainda através de "feed-backs" de programas de treinamento.


3º PASSO: NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS QUE ENVOLVEM RH


Estudar cada item do plano estratégico que direta ou indiretamente envolve os recursos humanos da empresa, tais como: 
    •  alterações tecnológicas;
    • novos empreendimentos;
    • lançamento de novos produtos;
    • aquisição de novas empresas;
    • mudanças organizacionais;
    • etc.

Anexo III  
É de suma importância que o planejamento de RH seja feito de conformidade com os objetivos organizacionais. Daí a necessidade de se saber o que acontecerá com a empresa a curto, médio e longo prazo para se poder planejar no campo dos recursos humanos coerentes com seus objetivos

4º PASSO: CARACTERÍSTICAS DOS CARGOS
Analisar as características dos cargos que terão seu perfil modificado em função do Plano Estratégico. A estratégia da empresa define uma série de prioridades e pontos que merecerão maior concentração de esforços por parte dos funcionários, muitas vezes alterando os perfis de alguns cargos. No PRH é necessário que fique evidenciado quais os cargos que serão modificados e que tipo de tratamento terá que ser dispensado. Daí a necessidade de se ter uma idéia muito clara do perfil de cada grupo, principalmente, os mais importantes, considerados "chaves", para poder se comparar às exigências dos cargos com o que realmente seus ocupantes apresentam (Anexo IV).
  • É importante que a empresa defina seus "cargos-chaves", que deverão ser ocupados por profissionais com alto nível de qualificação. Fazem parte desse rol de cargos: os cargos que mais contribuem para os resultados da empresa; os cargos onde se verifica um grande uso de recursos (humanos, financeiros e materiais); cargos em que um mau desempenho representa um sério risco para o negócio e um impacto negativo considerável nos resultados ou imagem da empresa; cargos em que um desempenho abaixo do esperado representa perda de tempo irrecuperável em determinados planos ou projetos.
    5º PASSO: INVENTÁRIO DE RH
    • Para que se possa elaborar um planejamento de recursos humanos, há necessidade de se conhecer profundamente os indivíduos de que a empresa dispõe e confrontá-los com as exigências dos cargos que eles ocupam, considerando-se, não só o perfil atual do cargo, mas principalmente o que ele será no futuro. Nesse inventário dos talentos da organização, alguns pontos importantes devem ser observados:
    •  
    • 1. CADASTRO DO PRH:
    • Através desse instrumento toma-se conhecimento da escolaridade e experiência dos profissionais (Anexo V). É na realidade, uma espécie de "curriculum vitae" do profissional.
    •  
    • 2. DESEMPENHO/POTENCIAL:
    • Analisar o desempenho e o potencial dos profissionais (Anexos 6, 7 e 8).
    •  
    • INSTRUÇÕES SOBRE O FORMULÁRIO "RELAÇÃO DE DESEMPENHO/POTENCIAL" (QUADRANTES)
    •  
    • As ações de desenvolvimento de pessoal e a elaboração dos mapas de sucessão estão organizadas a partir da análise da composição dos recursos humanos existentes na empresa, tendo em vista os objetivos organizacionais futuros.
    • A fim de aprimorar a visualização das condições desse recursos, os avaliadores informarão os seguintes dados:
    • a) avaliação de seus subordinados em relação ao desempenho no cargo atual;
    • b) grau de potencial dos indivíduos dentro da organização.
    • Para facilitar essas informações, os avaliadores contarão com o formulário "RELAÇÃO DE DESEMPENHO/POTENCIAL" (Anexo 8), dividido em 15 quadrantes indicadores das condições de desempenho e potencial. Num único formulário serão enquadrados todos os avaliados para se ter uma visão geral e comparativa dos envolvidos.
    •  
    • DESEMPENHO
    •  
    • Ao indicar o desempenho no cargo atual dos avaliadores poderão optar por uma das 5 alternativas que retratam a posição de seus subordinados. É importante, no momento da indicação, analisar a constância de desempenho nos últimos 2 anos, procurando, dessa forma, evitar que apenas fatos recentes, positivos ou negativos, influenciem na escolha da alternativa.
    • Os avaliadores poderão utilizar-se do formulário de "Avaliação de Desempenho" (Anexos 6 e 7) para ajudá-los a refletir sobre o melhor posicionamento do avaliado.  
    POTENCIAL  

    • Para a indicação do grau de potencial de cada subordinado, na organização, os avaliadores deverão considerar suas observações em relação às tendências de seus funcionários para os diversos cargos.
    • Essas tendências podem ser para cargos colaterais com maior conteúdo, imediatamente superiores ou de duas posições acima.
    • Para determinar essas tendências, os avaliadores classificarão seus subordinados em uma das três categorias abaixo discriminadas:
    • Potencial "A"
    • Categoria pertencente aos funcionários que foram indicados com condições de ocuparem cargos colaterais, com maior conteúdo ou imediatamente superiores, em prazo de 2 anos; ou em condições de ocuparem cargos de 2 níveis acima do atual, em prazo de 5 anos.
    • Potencial "B"
    • Categoria pertencente aos funcionários que foram indicados com condições de ocuparem cargos colaterais, com maior conteúdo ou imediatamente superiores, em um prazo de 2 a 5 anos.
    • Potencial "C"
    • Sem perspectiva atual de promovibilidade, porém, com condições a longo prazo de ocupar cargo colateral de maior conteúdo.


    • 3. ENTREVISTA DE EXPECTATIVA DE CARREIRA  
    Entrevistar os funcionários para verificar suas expectativas individuais de carreira na empresa, para que se possa projetar suas carreiras de forma a conciliar os interesses da empresa com os dos indivíduos que nela trabalham (Anexo IX).  

    • 4. INDICAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
    Indicar o desenvolvimento profissional dos funcionários, em primeiro lugar para o cargo que ocupam atualmente e logo a seguir para os possíveis cargos que poderão ocupar em função de seu potencial (Anexo X).

    5. PROGRAMA INDIVIDUAL DE DESENVOLVIMENTO Estabelecer para cada profissional suas necessidades de desenvolvimento, um programa de treinamento e as ações de acompanhamento (Anexo XI).
    6. PROGRAMA DE SUCESSÃO
    Dispondo dessas informações, torna-se sumamente importante relacionar num único quadro os "cargos-chave", seus ocupantes e os prováveis substitutos (Anexo XII).  
    • 7. AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO Para facilitar a compreensão dos executivos, o Anexo XIII mostra que ações devem ser tomadas.
    • 6º PASSO: PLANO DE AÇÃO Dispondo os anexos anteriores devidamente preenchidos, torna-se muito mais fácil elaborar os planos de ação de RH para atender às necessidades do Plano Estratégico. Cada plano de RH deve ser detalhadamente elaborado e verificada sua coerência com os objetivos estratégicos da corporação. Esses planos podem ser: política de RH; planos de treinamento/desenvolvimento; planos de: recrutamento e seleção, integração, mudança cultural da empresa, alterações estruturais, alterações no processo decisório, definição de estilos de liderança, revisão dos benefícios concedidos, revisão das faixas salariais e outros.

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